Monte Belo do Sul: Vieni Vivere la Vita

Descrição

Pequeno município da Serra Gaúcha, Monte Belo do Sul é um verdadeiro oásis de calmaria e tranquilidade no interior do Rio Grande do Sul. Com 2.530 habitantes (IBGE 2020), possui aproximadamente 70 km² e encontra-se a 618 metros acima do nível do mar. Integrante do conhecido roteiro turístico Vale dos Vinhedos, Monte Belo resolveu inovar e fortalecer sua vocação para oturismo de experiência. Em 2018, criou o slogan turístico ‘Vieni Vivere la Vita’ (que em português significa ‘venha viver a vida’).

De lá para cá, o roteiro tem atraído um número cada vez maior de turistas – muito devido ao fato do expressivo aumento na quantidade de empreendimentos turísticos (são cerca de 40 atualmente). Com características geográficas compostas por morros e colinas, tem na vitivinicultura o seu principal atrativo turístico e principal fonte de renda da população. O município é considerado o maior produtor de uvas per capita da América Latina com seus 2.270 hectares de parreirais e o maior produtor de uvas brancas do Estado do Rio Grande do Sul, cultivadas para a elaboração de espumantes.

A localidade foi colonizada a partir de 1877 por imigrantes italianos vindos de Udine, Mantova, Cremona, Veneza, Vicenza, Treviso, Bérgamo, Modena e Beluno.



Principais Atrativos

Quem visita Monte Belo do Sul tem a oportunidade de conferir atrativos únicos – a começar pelas paisagens naturais. O recém-inaugurado mirante na entrada da cidade dá o tom do que o turista irá encontrar no caminho: uma vista deslumbrante das colinas que circundam o município. Outro atrativo semelhante pode ser encontrado na comunidade de Nossa Senhora de Caravaggio, no interior: o mirante Dal Castel. A vista panorâmica que se tem lá é considerada uma das mais belas da região.

Fazendo jus ao título que o condecora como referência na produção vinícola, o roteiro dentro do município é repleto de vinícolas. 

A farta gastronomia típica italiana também não poderia ficar de fora – e há opções tanto para quem deseja uma experiência gastronômica mais caseira e colonial quanto aos que preferem uma gastronomia mais refinada. Para quem desejar levar para casa as delícias das nonnas, agroindústrias familiares comercializam massas, geleias e conservas - bem como artesanato típico local. 

A arte da tanoaria é outro atrativo presente no roteiro. Em extinção no Brasil, essa atividade permanece viva nas mãos de um exímio tanoeiro, responsável pela confecção ou restauro de muitos barris onde repousam os grandes vinhos da Serra Gaúcha e de outras regiões do Brasil – e até de outros países que importam a arte da Tanoaria Mesacaza e Monte Belo.

Há, ainda, a opção de permanecer no município. No Sítio Pitanga Nativa, por exemplo, uma belíssima casa de pedras, registro da imigração italiana, circundada por uma vegetação que é embelezada pelo lago, é uma boa opção de hospedagem. Lá, calmamente convivem animais e tudo é tão cuidado que parece cenário de umfilme. No local ainda é possível realizar eventos, ensaios fotográficos ou agendar um almoço ou jantar para grupos.

Por fim, as rotas de Monte Belo também são repletas de trilhas em meio às paisagens naturais. Cachoeiras, vistas deslumbrantes e paradas estratégicas para apreciar os atrativos do município fazem parte dos roteiros. Frequentemente são organizadas caminhadas, acampamentos e aventuras em meio a natureza nas trilhas, estradas de chão batido, campos e fazendas do interior do município. Muitas deles ocorrem em rotas de casas antigas. 

Todos os atrativos de Monte Belo podem ser conferidos no site: www.visitemontebelo.com.br



Sign In