Compassos da Mérica Mérica

Descrição

Localizado em Flores da Cunha, no coração da Serra Gaúcha, o Roteiro Rural Compassos da Mérica Mérica é composto por 6 empreendimentos que fundem tradição italiana e lazer, entre vinícolas, restaurante e agroindústria familiar.

Distribuídas nas comunidades de São Roque, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do bom Conselho e São Vitor, as localidades que compõem o roteiro buscam trazer ao visitante um pouco do espírito de luta e, por que não, bem-viver que permeia a tradição italiana da Serra Gaúcha.

Site oficial: http://www.compassosdamerica.com.br/

Site da Secretaria Municipal de Turismo: https://www.turismoflores.com.br/




Principais Atrativos

1- Adega Mascarello

O cultivo das videiras e a paixão pelo vinho foram alguns dos costumes trazidos ao Brasil pela família Mascarello. Esta tradição teve sequência por gerações com a fabricação de vinho de mesa, até o lançamento dos vinhos Adega Mascarello e Dom Bortolo - Vinhos Finos e Espumantes, que teve início em 1969 em uma propriedade adquirida pela família em São Roque, Flores da Cunha. As uvas são produzidas pela família, em vinhedos próprios.

A Vinícola produz vinhos, sucos e espumantes. Atendimento ao público para visitação, degustação e venda dos produtos.  


Informações: (54) 99164.4719 site: compassosdamerica.com.br


2- Casa do Cogumelo


Integrada nos caminhos que unem as propriedades do Roteiro Colonial Compassos da Mérica Mérica, está a Propriedade Rural de Joel Bolzan e família. A produção diferenciada fica por conta do cultivo de cogumelos para comercialização.

O espaço, que está sendo preparado para a visitação.


Informações: Horário de atendimento: sob reserva (54) 3292.1033 ou (54) 99124.4164 email: casadocogumelofc@gmail.com

site: compassosdamerica.com.br

3- Casa Gilioli


A família Gilioli, vinda da Itália, instalou-se na XIV Légua de Caxias do Sul, hoje Flores da Cunha. A identificação das paisagens da Serra Gaúcha com suas origens somadas ao amor a terra e o cultivo da videira trazidos de seus antepassados, fez com que o sabor dos seus vinhos artesanais ficasse conhecido regionalmente por mais de um século. Na década de 1980 a Vinícola Gilioli, cria a marca Casa Gilioli, e na sequência passa a produzir, além dos tradicionais vinhos de mesa, vinhos finos, espumantes e sucos de uva. Já no início do século XXI a Gilioli tem como parceira a Embrapa, para o cultivo de uvas a partir de cepas brasileiras, dando origem a marca TERRABELLA e Frisante Sol & Lua.

No Galpão da propriedade da Vinícola Gilioli são servidas refeições sob agendamento, com cardápio típico, elaborado em ambiente temático e aconchegante.


Informações: Horário de atendimento: segunda a sexta 08:00 as 12:00 e 13:30 as 18:00. Nos finais de semana sob-reserva.

Fone: (54) 3292.2772 / 3292.5216 email: vinicolagilioli@vinicolagilioli.com.br site: www.vinicolagilioli.com.br 

site: compassosdamerica.com.br


4- Colônia Muraro


No conjunto da paisagem rural de Flores da Cunha está localizada a aconchegante propriedade de Fernandes Muraro.

Nos serviços ofertados estão os passeios de carretão pela propriedade, a colheita de frutas no pomar, o espaço para recreação, as brincadeiras antigas resgatadas especialmente para os visitantes, a visita ao forno de carvão e as muitas histórias da família e da imigração italiana na região.Também é possível adquirir produtos feitos no local.


Informações: Horário de atendimento: sob reserva (54) 99971.9219 email: fernandes.muraro@gmail.com site: compassosdamerica.com.br


5- Família Pagno


Em um local cercado de vinhedos, bosques, igrejas e muitas histórias, está situada a Propriedade dos Pagno, que chegaram ao Travessão Rondelli com os primeiros imigrantes, em 1875.

A tradição familiar é marcada pelo cultivo das uvas para a produção de vinhos. Além da viticultura, a propriedade diversifica com a criação de animais – suínos, vacas de leite e galinhas - área de reflorestamento e pequena produção de olerícolas.

Os visitantes podem também usufruir dos passeios de carretão e saborear a “colacion” composta de café com leite, sucos, vinhos, polenta, fortáia, salame, queijo, pão, chimias, copa, cucas e biscoitos.


Informações: Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 18h. Nos finais de semana sob reserva(54) 3292.6559 (54) 99979.0868 / (54) 99625.2416 email: ricapagno@hotmail.com site: compassosdamerica.com.br


6- Famiglia Veadrigo


 Vinícola Veadrigo preza a tradição do trabalho familiar, seja no cultivo das uvas, em vinhedos próprios, na elaboração dos vinhos de mesa e vinhos finos, como na elaboração da farta gastronomia típica italiana e no bem receber.

Diariamente é possível realizar visitas - guiadas por integrantes da família - e degustação de vinhos, com agendamento prévio. Na visita à vinícola, é possível acompanhar o processo de elaboração dos vinhos, desde o recebimento até o engarrafamento, além do contato com os vinhedos e a oportunidade de vivenciar hábitos e tradições da cultura italiana.

O restaurante está situado no mesmo espaço onde a família iniciou a elaboração dos primeiros vinhos. Em um ambiente aconchegante, é possível conhecer um pouco da história da Família, através de fotos, de textos e de objetos.


Informações: Horário de atendimento: aos domingos das 12h às 15h. Demais dias da semana com reserva antecipada para grupos de no mínimo 20 pessoas. Capacidade máxima de 70 pessoas. Contato: (54) 3292.3511 email: veadrigo@veadrigo.com.br

site: www.veadrigo.com.br   site: compassosdamerica.com.br

Sign In