Um grupo de associados da Atuaserra, entidade dedicada ao desenvolvimento do turismo sustentável na Região Uva e Vinho, realizou uma visita técnica ao município de São Vendelino, localizado no estado do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 05 de julho de 2023. 

A visita revelou as belezas naturais e os empreendimentos de destaque da região, proporcionando uma experiência única aos participantes.


Fundado em 1988, São Vendelino encanta por sua cultura e paisagens deslumbrantes, estando vinculado ao Destino Uva e Vinho da Serra Gaúcha, no Mapa do Turismo Brasileiro. Com uma população estimada de 2.251 pessoas, o município é conhecido como "O Pequeno Paraíso", graças às suas belezas naturais e ao aconchego de sua população, composta predominantemente por imigrantes alemães.


A visita técnica promovida pela Atuaserra revela as riquezas e potenciais turísticos do município de São Vendelino. Durante a visita, representantes dos municípios associados da Atuaserra e da Rota Termas e Longevidade, como André da Rocha, Bento Gonçalves, Fagundes Varela, Garibaldi, Veranópolis, Vila Flores, tiveram a oportunidade de conhecer três locais de destaque em São Vendelino:


A visita iniciou na Espírito do Brazil Cachaçaria, moderno empreendimento que encanta com sua combinação única de tradição e tecnologia. Fundada com base em uma visão de excelência, a destilaria adota padrões de qualidade superiores em cada processo, desde o cultivo da cana até a escolha dos equipamentos. Os processos produtivos são executados com a utilização de softwares próprios, garantindo eficiência e qualidade. Além disso, a empresa se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade, transformando todos os subprodutos da cana em fertilizantes, fechando assim um ciclo sustentável.


Na sequência, o grupo foi até a Cervejaria Urwald, fundada em 2011, que resgata a cultura cervejeira do município de São Vendelino. A cervejaria combina tradição e inovação para produzir cervejas de alta qualidade na cidade colonizada por imigrantes alemães. O nome "Urwald", que significa selva/mata nativa, faz referência à vegetação exuberante dos vales verdes que cercam a região. A arquitetura e a tranquilidade do local remetem às charmosas cidades alemãs.


Por fim, o grupo foi conferir o lançamento oficial da Waldseele Pousadas, uma nova experiência de hospedagem em São Vendelino. A pousada oferece espaços incríveis integrados à natureza do "Pequeno Paraíso". Com duas unidades, nomeadas de Timbaúva Waldhaus e Canela Waldhaus, a Waldseele Pousadas proporciona uma estadia única em meio à natureza exuberante da região. 


O evento contou com a presença de autoridades, como a Prefeita Municipal, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, e do gerente da célula cooperativa de São Vendelino, Vinícius Alf, que foram recebidos por um dos proprietários da Pousada, Evandro Luis Schneider, que tem experiência no setor público do município e já atuou no passado, como secretário municipal e também como presidente do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR.


Beatriz Paulus, Diretora Executiva da Atuaserra, destacou o grande avanço do município, em curto espaço de tempo: “Quando o Atuaserra chegou a São Vendelino, visitamos ao todo mais de 30 estabelecimentos. Na época, não havia nenhum leito no município. Hoje, já são mais de 60. É um avanço muito significativo em dois anos.


Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, Prefeita Municipal de São Vendelino, comenta: O turismo e principalmente os meios de hospedagens, eram uma carência do município. Antigamente, não tinha onde ficar à noite em São Vendelino. E, hoje, com muita alegria, anunciamos mais quatro vagas (leitos).”


Diana Alessio Tomiello, Secretária de Turismo e Cultura de Veranópolis e representante da Rota Termas e Longevidade, comentou: Quando conhecemos o turismo, acabamos gostando tanto que não conseguimos mais viver sem. Nos apaixonamos e trabalhamos pelo contato com a natureza e com as pessoas, vendo que tudo que fazemos promove a alegria e o bem-estar.”


Andreia Willrich Schneider, proprietária da pousada, fala sobre a proposta do espaço: “Queremos manter a natureza intocada. Teremos trilhas e lugares para as pessoas desfrutarem, mas, no restante, deixaremos a natureza intocada, para que as pessoas venham para cá e sintam a alma da floresta.”


O gerente da célula Sicredi de São Vendelino, Vinícius Alf, foi um importante parceiro da Atuaserra e de São Vendelino, no momento está de saída do município para assumir novos desafios no Espírito Santo, reforça o compromisso da Cooperativa:  Mesmo em constante mudança, o turismo em São Vendelino sempre terá continuidade.” 


A Atuaserra, como entidade comprometida com o desenvolvimento do turismo sustentável na Região Uva e Vinho, busca promover a integração dos municípios, dos atores sociais e o aporte de conhecimentos, visando a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas. A região se destaca por sua paisagem deslumbrante, com morros, colinas, vales e rios, proporcionando inúmeras opções e atividades para os visitantes.


São Vendelino, conhecido como "O Pequeno Paraíso", encanta por suas belezas naturais e aconchego de sua população. A imigração alemã enriquece a cultura local, e a cidade se torna um destino turístico especial para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre as tradições e a história dessa região.


Sobre a Atuaserra:

A Atuaserra é uma entidade dedicada ao desenvolvimento do turismo sustentável na Região Uva e Vinho, no estado do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é promover a integração dos municípios, dos atores sociais e o aporte de conhecimentos, buscando a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.


Sobre São Vendelino:

São Vendelino é um município localizado no estado gaúcho do Rio Grande do Sul. Fundado em 1988, o município encanta por sua cultura e paisagens deslumbrantes. Com uma população estimada de 2.160 pessoas, é conhecido como "O Pequeno Paraíso" devido às suas belezas naturais e ao aconchego de sua população, formada predominantemente por imigrantes alemães.