No mês de setembro, em 2021, a prioridade da Instância de Governança Regional, a Atuaserra, foi estruturar e finalizar os planos de ação dos municípios assessorados, conforme determinação do Ministério de Turismo e da Secretária Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul.

A Atuaserra esteve presente na reunião do Corede Serra, Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra, para a definição de projetos que serão votados na Consulta Popular de 2021 e executados no ano de 2022. Na reunião, houve a apresentação do aplicativo Colab, no qual qualquer CPF poderia incluir propostas para concorrer à Consulta Popular de 2021, de acordo com o número de apoiadores.

A diretora executiva do Atuaserra, Beatriz Paulus, também realizou atendimentos aos municípios de Marau, Garibaldi, Farroupilha e Veranópolis, para devolutivas aos empreendimentos assessorados, em conjunto com a assessora Paula Fogaça.

Os assessores culturais e jurídicos da equipe auxiliaram os municípios de Vila Alegre do Prata e de Vila Flores a construir os sistemas municipais de Cultura.

Foi realizado também, em conjunto com os conselhos municipais de Turismo, a construção dos regimentos internos nos municípios de Carlos Barbosa, Vila Alegre do Prata, André da Rocha, Nova Prata e São Vendelino.

O Plano Municipal de Turismo de Fagundes Varela foi iniciado pela diretoria executiva do Atuaserra, e a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar foi finalizada nos municípios de São Valentim do Sul e de André da Rocha.

Ainda no mês de setembro, a Atuaserra participou de diversas reuniões para definir ações e projetos a serem encaminhados à Secretaria Estadual de Cultura e ao Fundo de Apoio à Cultura, principalmente em atendimento a Veranópolis.

Através de uma live, a Atuaserra realizou a capacitação para os planos dos conselhos municipais de Turismo, em conjunto com a Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, para todos os municípios do estado. Houve ainda a co-participação dos municípios de Nova Pádua, Fagundes Varela e da turismóloga Gisele Martins, de Veranópolis.

Destaca-se, com alegria, o retorno de Caxias do Sul para a Região Uva e Vinho.

Houve também reunião do grupo gestor para definir questões de participação dos municípios no FESTURIS 2021.

No município de Farroupilha, a diretora executiva Beatriz Paulus realizou a capacitação para o associativismo para empreendedores do turismo rural do município. Em Pinto Bandeira, a capacitação foi direcionada para empreendedores locais, com os seguintes temas: Turismo, enoturismo e vinho - experiências e vivências, por Ana Maria Possamai; Gestão de empresas turísticas, por Fabiane Bianchi Locatelli; Turismo, educação e sustentabilidade, por Taísa Trevisan; Patrimônio e turismo, por Paula Fogaça; Comunicação - turismo e mídias sociais, por Liliane Sene; e Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira - Espumantes de terroir, por Rodrigo Valério.

No dia 20 de setembro, houve a prospecção de um empreendimento da proprietária Taísa Trevisan, que atuará na educação, na cultura e no ambiente do município de Veranópolis e que está sendo assistido pela Atuaserra.

No fim do mês, foram realizadas reuniões com empreendedores do turismo de aventura no escritório da Atuaserra. Além disso, a equipe participou dos encaminhamentos oficiais para a realização da Copa Nova Roma de Rafting - Rio das Antas 2021, que aconteceu entre 15 e 17 de outubro, e também de reuniões do Projeto Inova RS, do G30 e do Corede Serra.