Protásio Alves

Descrição

Intitulada a Pérola da Serra Gaúcha, Protásio Alves é conhecida pelo seu artesanato em palha de trigo – a dressa. Essa técnica é praticada até hoje pelas artesãs da cidade, sendo possível comprar seus produtos na Casa da Cultura, como chapéus, bolsas, cestas e diversas outras riquezas.

            Trilhando o percurso do Roteiro Turístico Caminhos da Imigração, é possível ver de perto as belezas naturais e se envolver com a vida do interior. Sentir o ar campestre, ouvir o murmúrio das cascatas e queda d ‘água, das corredeiras dos rios e o canto dos pássaros. O sossego e a tranquilidade aquecem os visitantes durante os 28km de trajeto totalmente autoguiados pelas sinalizações de placa.

            Monumentos religiosos chamam a atenção de quem chega no pequeno município.  A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário possui uma arquitetura mais moderna com o interior simples, mas claro e arejado, e uma grande pintura atrás do altar, do chão ao teto. A história da região é tratada nas paredes da Igreja antiga, que foi recentemente restaurada.

            A gastronomia e costumes foram herdados da cultura italiana, podendo ser vistos no dia a dia, e em eventos como O Festival da Canção Popular e Italiana e a Festa do Colono e do Motorista.

Cidade simples e acolhedora, Protásio Alves cativa os visitantes pela pureza no olhar e na autenticidade no modo que vive e convive!



Sign In