Garibaldi

Descrição

Localizada no coração da Serra Gaúcha, Garibaldi é considerada a Capital Brasileira do Espumante e um dos destinos de Enoturismo mais importantes do Brasil. Sua cultura tipicamente europeia, seu Centro Histórico que preserva o cenário das primeiras colônias de imigrantes, além da rica gastronomia, das charmosas paisagens e da hospitalidade de seu povo, são características que fazem de Garibaldi uma oferta ímpar em termos de experiências turísticas na Serra Gaúcha.

As rotas turísticas contemplam diversos gostos e mostram um pouco da essência de Garibaldi. Na Rota Passadas- A Arquitetura do Olhar, os visitantes podem conferir os 35 exemplares de construções que se estendem ao longo da Buarque e ruas adjacentes em um passeio guiado, que pode ser feito a pé ou de Tim Tim - caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas. Também nas cores e formas de construções históricas, a Rota Religiosa – Aeternun, traz o encontro com o sagrado e com os mistérios da fé.

Como opção de turismo rural, a Estrada do Sabor oferece a oportunidade de estar em contato com a paisagem, de caminhar pelos vinhedos, degustar vinhos elaborados com um minucioso processo de vinificação e provar a deliciosa gastronomia de origem italiana, que foi incorporada pelos imigrantes como forma de conservar os costumes dos antepassados.

História e encantamento se unem na Rota dos Espumantes. Tanto em grandes empresas, quanto nas cantinas familiares, o visitante poderá conhecer e acompanhar as técnicas de elaboração charmat e champenoise, participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar a bebida.  A Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp) celebra o produto símbolo do município a cada dois anos.

Na Rota de Compras, cada ambiente comercial foi projetado para despertar sentimentos, encantar e desafiar a compreensão das inusitadas combinações entre produtos ofertados e elementos decorativos.

Na Via Orgânica saboreie o estilo de vida que alia o alimento à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural. Descubra o prazer de estar à mesa e os encantos da produção agroecológica e artesanal, em uma das primeiras rotas de turismo rural do Brasil em propriedades orgânicas certificadas.  Belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento: em cada local, uma descoberta.

Na Rota Cinematográfica, Garibaldi – Uma cidade de Cinema o visitante percorre os cenários onde foram gravadas novelas, comerciais de tv e filmes.

Na Rota de Cicloturismo – Vale do Espumante – Vivencie experiências marcantes e desacelere rotinas estressantes, tudo isso regado de boas histórias, saborosas comidas e, claro, ótimos espumantes. Entre em contato com as paisagens rurais - compostas de vinhedos, matas nativas, arquitetura típica da colonização italiana e pequenas povoações, com características muito próprias. A Rota Cicloturismo - Vale do Espumante pode ser feita de forma autoguiada ou com condutor. São três circuitos, com diferentes níveis de intensidade de esforço (curto - 21,1 km, médio - 35,9 km e longo - 55,7 km) e para todos os públicos. A sinalização compreende todos os trajetos e o guia de navegação, que poderá ser impresso ou baixado pelo usuário, contém informações precisas para a orientação do ciclista.



Sign In